Vacina para cavalo: 5 principais doenças que podem ser prevenidas com vacinação
Os cavalos são animais que, quando citados, são sinônimos de força e resistência, pois sempre estiveram presentes em contextos de guerra, poder e trabalho pesado.
Contudo, mesmo remetendo a tantos adjetivos ligados ao poder, os cavalos são animais sensíveis e, por isso, precisam de muitos cuidados com a sua saúde e alimentação, pois quanto maior o trabalho maior o cansaço e desgaste, afinal, quando se trata de equinos, apenas a ferradura é ferro.
Em território nacional, conforme pesquisa publicada pela Revista Horse, um levantamento realizado em 2020 apontou uma população de mais de 5.962.126 milhões de cavalos no Brasil. Diante desta vasta população, é extremamente importante pensar em prevenção para garantir a saúde desses animais.
Considerando todos os tipos de criadores, grandes ou pequenos, que utilizam os quadrúpedes para trabalho, exposição, esporte ou terapia, elaboramos aqui um conteúdo com 5 dicas vitais sobre vacina para cavalos, ou seja, independente do seu uso, todos os criadores precisam observar essas dicas que são baseadas em princípios de saúde dos cavalos.
Vamos então ao conteúdo? Continue lendo e não se esqueça de aplicar à nossa Newsletter para se manter semanalmente atualizado com nossos conteúdos.
Leia também o nosso GUIA COMPLETO DE RAÇAS DE CAVALOS.
Saiba mais sobre as 5 vacinas mais comuns para cavalos
Seria redundante aqui ficarmos afirmando a importância da vacinação, pois a ciência evoluiu e todos sabemos que a prevenção contra doenças é necessária não só para os cavalos, mas para todos os animais expostos aos perigos de infecções.
A prevenção também é sinônimo de responsabilidade e a vacinação é um princípio vital para a saúde do seu cavalo, pois, por maior que seja o animal, eles estão suscetíveis a várias doenças e vírus que podem prejudicá-los seriamente, muitas vezes levando-os ao óbito.
Nas próximas seções vamos citar as principais doenças que seu cavalo pode contrair e também as vacinas que as combatem.
Qual a vacina para a Gripe Equina?
Também conhecida como Tosse cavalar ou Influenza a Gripe equina é uma doença que o cavalo pode contrair geralmente nas épocas mais frias do ano. Os seus principais sintomas da tosse cavalar são:
Tosse (sintoma primário)
Corrimento nasal
Perda de apetite
Pelo que você pode notar, esses detalhes apenas são perceptíveis por quem passa um tempo de qualidade com os equinos, por isso ressaltamos aqui, cuidar deste tipo de animal exige uma atenção diária, do contrário, detalhes como corrimento nasal ou até mesmo perda do apetite se tornam difíceis de serem percebidos.
Muito cuidado! Este aviso é para quem cuida de múltiplos equinos. Além de o animal ficar em um estado crítico de saúde, esta doença é contagiosa, se caso você perceber esses sintomas em seu animal, isole-o dos outros cavalos.
Mas agora que tratamos sobre a gripe, qual a vacina para prevenção afinal? A vacina que previne a gripe nos cavalos é a Triviral Equina (nome técnico da vacina).
O que fazer caso o meu cavalo tenha contraído gripe equina?
Se o seu cavalo for contaminado, a primeira coisa a fazer é:
Isolá-lo dos demais cavalos;
Colocá-lo em um ambiente com uma temperatura amena;
Disponibilizar muita água e comida.
Mais importante de tudo, entre em contato com um veterinário, pois em alguns casos é necessário o uso de antibióticos.
Chamar um veterinário logo no aparecimento dos primeiros sinais é vital para que o vírus não se desenvolva de uma forma fatal.
Encefalomielite Equina
O contágio desta doença é através de um mosquito que, ao entrar em contato com o animal por meio de uma picada, ele transmite o vírus. Por ser uma doença extremamente agressiva é vital que que você saiba os sintomas, que são:
Conjuntivite (Vermelhidão, irritação ou secreção na região ocular)
Febre
Alteração nos reflexos
Dificuldade de equilíbrio
Em casos de queda, apresentam movimentos convulsivos ou paralisia e até a morte.
A Vacina/tratamento para encefalomielite em cavalos é a Triviral Equina. Esta vacina citada anteriormente também previne Encefalomielite Equina.
O que fazer caso o meu cavalo contraia Encefalomielite?
Em caso de contágio, você deve fazer acompanhamento veterinário com urgência pois ainda não existe tratamento específico para esta doença.
Tétano em cavalos
Estamos habituados a associar o tétano ao contato humano com superfícies enferrujadas e contaminadas com a bactéria Clostridium tetani, porém, o Tétano é uma doença comum entre mamíferos, principalmente cavalos, e por ser uma doença bacteriana, ela pode ser contraída através de ambientes contaminados, apresentando os sintomas:
Dificuldade de mastigação (espasmos mandibulares)
Falta de ar
Rigidez muscular
Sudorese intensa
Protrusão da 3ª pálpebra
Cauda rígida
Contração dos músculos faciais
A vacina para o tétano nos cavalos é a Triviral equina. O tratamento consiste em uso de antibióticos e relaxantes musculares e uma alimentação mais específica (detox) para eliminar a infecção e qualquer toxina restante.
Ressaltamos também a importância de envolver um diagnóstico de um veterinário, para que conclusões precipitadas não sejam tomadas no tratamento dos sintomas apresentados.
Raiva em cavalos
Esta doença na maioria das vezes é transmitida através da mordedura de morcegos infectados. Os sintomas causados em caso de infecção por raiva em cavalos são:
Perda de apetite
Intensa salivação
Tremores musculares
Dificuldade de equilíbrio
Em casos de queda, o cavalo pode apresentar movimentos convulsivos (espasmos seguidos de perda de consciência) ou paralisia e até a morte.
A Vacina para tratamento e prevenção de Raiva em cavalos é a Anti Rábica. Em caso de contaminação, isole o animal, disponibilize comida e água e aguarde até a o momento do óbito do seu amigo quadrúpede, pois infelizmente ainda não existe cura para esta doença.
Garrotilho em Cavalos
Fique atento aos sintomas desta doença, pois eles podem ser próximos às reações presentes em outras enfermidades comuns aos cavalos. O Garrotilho diz respeito a uma doença infecto-contagiosa em que o quadrúpede apresenta severos sintomas como:
Tosse seca
Dificuldades respiratórias
Febre
Narinas com secreção e entupidas
Rouquidão
A vacina produzida para prevenção do Garrotilho geralmente não tem um nome específico mas é chamada de Garrotilho.
Penicilina é um dos acompanhamentos medicamentosos antibióticos que os veterinários utilizam para o tratamento dos equinos.
Garanta a rotina de vacinação do seu cavalo
Apesar de utilizarmos essas informações como guias para cuidados com os cavalos, sempre reforçamos a procura de um profissional veterinário para avaliação e prescrição dos medicamentos e vacinas ideais para o seu animal.
O diagnóstico equivocado pode levar seu animal a óbito pelo tratamento com remédios equivocados, por isso, fique sempre atento aos sintomas, informando um profissional de sua confiança.
Todas as semanas o Negócio Animal traz novidades para pessoas envolvidas na pecuária. Se você gosta de temas relacionados a cavalos e bois, não deixe de se inscrever em nossa News Semanal.