como-cuidar-de-um-cavalo
como-cuidar-de-um-cavalo
como-cuidar-de-um-cavalo

Artigo

4 dicas de saúde: Como cuidar de um cavalo

Artigo

4 dicas de saúde: Como cuidar de um cavalo

Artigo

4 dicas de saúde: Como cuidar de um cavalo

Como cuidar de um cavalo: Veja 4 dicas de saúde essenciais para o seu animal

Cada vez mais percebemos a aproximação emocional dos seres humanos com os animais, e não é atoa que os bichos estão sendo cada vez mais utilizados em processos terapêuticos tanto para tratamento de pessoas com deficiência quanto doenças emocionais. Os equinos são animais em destaque quando se fala em terapia, esporte e estilo de vida,  por isso, trouxemos nesta semana um conteúdo exclusivo com 4 dicas sobre como cuidar de um cavalo.

Recentemente publicamos aqui em nosso blog um artigo imperdível sobre vacina para cavalos, mostrando as 5 doenças mais comuns que podem ser prevenidas ou tratadas a partir de vacinas específicas.

Certamente, a vacinação também compõe um dos principais fatores quando o assunto é como cuidar de um cavalo, por isso recomendamos também a leitura do conteúdo: Vacina para cavalo: Conheça as 5 principais vacinas.

Além do tema mencionado acima, este conteúdo vai discorrer sobre 4 outros temas relevantes sobre a saúde dos cavalo, dentre eles:

  • Saúde dos dentes

  • Nutrição

  • Ambientação

  • Ferradura

    mulher dando banho em cavalo - como cuidar de um cavalo

Sabemos que existem muitos outros pontos a se tratar quando o tema é como cuidar de cavalos, porém, neste conteúdo queremos focar em dicas práticas que você já pode aplicar hoje mesmo a fim de zelar ainda mais pelo bem estar do seu animal.

Como cuidar dos dentes de um cavalo?

Você com certeza em algum momento de sua vida já ouviu o velho ditado ‘cavalo dado não se olha os dentes’, pois bem, apesar de ser uma expressão popular, este dito tem grande embasamento na saúde bucal do equinos, pois a partir dos dentes dos cavalos podemos identificar a sua idade, saúde e até mesmo obter resposta para certos comportamentos que o animal tem apresentado.

É verdade que os dentes dos cavalos nunca param de crescer?

Sim,  os dentes do cavalo crescem continuamente no sentido de compensar o desgaste do contínuo processo de alimentação, contudo, pode acontecer de alguns deles não se desgastarem com o processo de mastigação, causando uma descompensação oclusiva.

Dentes de cavalo - cuidado com os dentes dos cavalos - como cuidar de um cavalo

Fonte da imagem: Portal Horse and Hound

Calma, vamos explicar este termo com mais objetividade para entendermos como isso acontece.

Como as refeições tendem a ser cheias de ‘puxões’ e muita mastigação, esses processos de alimentação resultam no desgaste dos dentes do cavalo, e isso é super normal e necessário.

Porém, pode acontecer um desgaste desproporcional, ou seja, os dentes não sofrem com desgaste, demandando assim a necessidade de serem lixados e alinhados, caso contrário eles crescerão com deformidades causando:

  • dores

  • machucados na parte interna da extremidade da boca do cavalo

  • problemas na mastigação

  • Mastigação indevida gera

  • oclusão indevida (desvio de maxilar que resulta em uma mordida mal encaixada)

Seu cavalo já apresentou comportamentos estranhos mesmo estando com a saúde em dia?

Já parou para pensar que muitas vezes o seu cavalo apresenta um comportamento estranho, talvez mais agitado ou agressivo por causa de dores na região bucal? 

Este problema precisa ser averiguado de  perto porque muitas vezes o animal apresenta uma boa saúde muscular, bom apetite, não apresenta doenças aparentes, porém mesmo assim tem mudanças de temperamento que podem estar sendo causadas por uma dor de dente.

Ao avaliar seu animal, não se esqueça de avaliar a dentição com atenção. Se possível for, conte com a avaliação de um veterinário. E quanto a isso, vamos abordar com mais detalhes no tópico seguinte.

O que é flotação em cavalos?

A flotação é o processo de arredondamento dos dentes do cavalo com a intenção de suavizar as bordas dos dentes. A flotação tem a finalidade de prevenir feridas que o cavalo causa através da própria mordida.

Em geral, profissionais veterinários especializados em dentição equina são responsáveis pela flotação nos cavalos, já que dispõem das ferramentas específicas para este fim. São os chamados “dentistas equinos”.

O que é dente de lobo em cavalos? Como tratar essa condição dentária?

Além do desgaste, os cavalos possuem um dente chamado ‘dente de lobo’ que nasce geralmente próximo de onde são colocadas as guias, por este motivo se deve extraí-lo até os 2 anos de idade, caso contrário, a guia pode quebrar, ou rachar o dente, e com isso causar muita dor no seu cavalo, deixando-o irritado e, consequentemente, agressivo.

Alimentação para cavalos: qual a dieta ideal para os equinos?

Vamos de ditado popular: “Saco vazio não pára em pé”. E se tem um animal que não pode ficar “vazio”, este é o cavalo. Por ter uma estrutura óssea densa, e uma composição muscular pesada, o corpo do cavalo exige uma quantidade específica de alimentos para queima de calorias e gasto energético.

cavalos se alimentando - como cuidaar de um cavalo

Fonte da imagem: Portal KBHH

A boa alimentação é algo de extrema importância para vitalidade e garantia da saúde e bem estar de seu cavalo, pois é a partir dela que se originam os nutrientes corretos para melhor desempenho em atividades, resistência, saúde bucal, saúde intestinal entre outros inúmeros benefícios proporcionados.

Quantos quilos de alimentos um cavalo precisa ingerir por dia?

Os cavalos, apesar de serem animais de grande porte, não necessitam comer uma quantidade exorbitante por dia. Lá vai um exemplo: um cavalo precisa comer a quantidade referente a 1% do seu peso, logo um cavalo de 500 kg deve ingerir 5 kg de alimento por dia e em escalas de refeições.

De acordo com o Manual de Equideocultura: manejo e alimentação  produzido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o estômago dos cavalos é pequeno em relação aos demais órgãos do trato digestivo, por este motivo, o cavalo precisa se alimentar pouco, porém em vários intervalos ao longo do dia.

Quais alimentos podem causar problemas digestivos em cavalos?

Alguns alimentos podem causar problemas na saúde de seu cavalo, alguns deles são:

  • Brócolis;

  • Couve-flor;

  • Couve;

  • repolho

Estes vegetais crucíferos, são ricos em compostos de enxofre, como sulforafano e isotiocianato, eles resultam em má digestão nos cavalos, causando gases, cólicas intestinais, e problemas para defecar.

Você pode estar se perguntando, por que isso acontece apenas com os cavalos? E a resposta é meramente anatômica. Apesar do cavalo ser um animal herbívoro, assim como os bovinos, ovinos e outros mamíferos que fazem parte da pecuária, ele possui apenas um estômago, o que o classifica como um animal de aparelho monogástrico. 

Isso significa que, diferentemente das vacas, por exemplo, que possuem diferentes compartimentos estomacais para digestão, os cavalos possuem apenas um estômago para digestão, e isso faz com que o tempo de digestão não seja compatível com os compostos de enxofre comentados acima.

Quais os alimentos ideais para cavalos?

Se você quer saber o tipo de alimentação que vai garantir a saúde e bem estar do seu cavalo de forma simples e básica, foque nos seguintes alimentos:

  • Capim fresco

  • Feno

  • Silagem

  • Cana

  • Milho

Com estes alimentos simples, seu cavalo terá uma dieta balanceada e proporcional para melhor desempenho, saúde e bem-estar. Contudo, reforçamos que o ideal é consultar um veterinário ou zootecnista para que possa indicar com segurança qual a melhor alimentação para seus animais de acordo com: raça, atividade e finalidade.

Ambiente ideal para cavalos

“Lar doce lar” é a expressão para esta seção. Qualquer criatura do reino animal precisa de um ambiente propício para o seu desenvolvimento. Isso não é só uma questão de estilo de vida, mas sim um princípio de existência.

Um ambiente ideal também é vital para a saúde e bem estar do seu cavalo. Por serem animais de grande porte, precisam de espaço, podendo ser no pasto ou um terreno amplo para locomoção.

O confinamento de um cavalo, gera extremo estresse e ansiedade no animal podendo torná-lo agressivo. Por este motivo, se você não tem um espaço muito grande, você deve acompanhá-lo a um lugar mais amplo algumas horas por dia.

Caso você crie o seu cavalo a pasto, é de suma importância que você cerque o ambiente e fique atento à plantas que estarão ao alcance de seu cavalo, pois podem ser portadoras de venenos que, ao serem ingeridos, poderão infectar seu animal na hora da pastagem, causando algum tipo de infecção digestiva.

O manual SENAR recomenda alguns aspectos ideais para o ambiente dos cavalos, tais quais:

  • Pasto amplo e plano

  • Áreas de sombreamento

  • Área construída para proteção contra chuvas e alagamentos

  • Dimensão do espaço condizente com a quantidade de animais, evitando aglomeração

  • Disponibilidade constante de água para hidratação do equino

  • Cercas reforçadas para delimitar os piquetes por onde o cavalo passa

Quanto à baia, citamos um trecho do próprio manual:

“A baia deve ser coberta para proteger o reprodutor da chuva ou do sol intenso. Deve ter proporções mínimas de 5 x 5 m, contar com boa ventilação e possuir grade, o que permite a visualização de outros animais. Deve ficar aberta durante o dia todo e eventualmente à noite, possibilitando ao animal sair e entrar conforme suas necessidades.”

Quais ervas daninhas devem ser removidas do ambiente do cavalo?

Algumas ‘ervas daninhas’ que você deve exterminar do ambiente de convívio do seu cavalo são:

  • Flor das almas;

  • Samambaia;

  • Mio-mio;

  • Cafézinho;

Estas são algumas plantas que podem ser venenosas para o organismo do seu cavalo. Por este motivo o cuidado e inspeção do ambiente do seu equino são vitais para a sobrevivência dele, evitando que o animal ingira algo venenoso ou até mesmo evite a entrada de predadores como as cobras e animais peçonhentos.

Ferraduras para cavalos

A superstição consagrou a ferradura como um objeto de sorte, contudo, ela serve para algo ainda mais útil.

homem colocando ferradura em cavalo - como cuidar de um cavalo

Fonte da imagem: Portal American Farriers Journal

O intuito principal das ferraduras é proteger os cascos dos cavalos, por serem animais muito utilizados para trabalhos ou locomoções em diferentes terrenos e solos, os cascos sofrem um grande desgaste e as ferraduras evitam este dano ao animal.

Os cavalos selvagens não precisam de ferraduras pois seus cascos são mais fortes, já os cavalos domésticos, quando sofrem o desgaste dos cascos, eles perdem a estabilidade nas cavalgadas e nas demais atividades como esporte ou trabalho.

Procure realizar a produção e inserção da ferradura com pessoas experientes que manejam bem a anatomia do animal, dessa forma você vai evitar a danificação do casco, ou até mesmo ferimentos na região dos membros inferiores do equino.

Colocando as 4 dicas vitais sobre como cuidar de um cavalo em prática

Seguindo estas 4 dicas vitais para a saúde e bem estar do seu cavalo, você irá obter como resultado um animal cheio de vitalidade, e um companheirismo em forma de gratidão pelos cuidados.

Cavalos são seres afetivos, trazendo então não somente um retorno apenas rentável e lucrativo, mas também somatório para uma construção de afeto pessoal.

Todas as dicas aqui são ainda melhor executadas com o auxílio de um profissional veterinário.

Evite diagnósticos amadores, ou tratamentos baseados em achismos, pois você pode colocar a vida do seu animal em risco.

Esperamos que essas 4 dicas tenham vindo na hora certa! Fique atento ao nosso Blog. Todas as semanas temos novidades para você.

A revolução na compra e venda
de animais está chegando!
Siga-nos
Mais informações
Contato
+55 (47) 99274-1081
Blumenau - SC - CEP: 89.035-300
Receba nossas novidades

Nosso website usa cookies. Ao continuar navegando você nos permite usá-los como descrito em nossa Política de Privacidade.

Nosso website usa cookies. Ao continuar navegando você nos permite usá-los como descrito em nossa Política de Privacidade.

Nosso website usa cookies. Ao continuar navegando você nos permite usá-los como descrito em nossa Política de Privacidade.